Foi uma dura tarefa escolher apenas dezessete imagens que coubessem no espaço da Prefeitura.
Analisando todas as fotos, em cada detalhe e lembrando de cada integrante que a registrou tornou a tarefa ainda mais difícil pois cada uma contava uma história. Com aparelhos celulares compartilhados entre os participantes, todos foram capazes de mostrar onde seus olhos enxergavam. O que era para ser uma oficina, acabou por se tornar um momento de descontração, de descobertas e de surpresas.
Montamos cronograma de atividades, telas com regras básicas de fotografia e quase simulamos a oficina antes de a ministrarmos. Mas, quase nada disso foi preciso. Os participantes utilizaram o que de mais apurados eles possuíam, a sensibilidade e a fome de explorar.
Lançamos então este Blog e um Grupo de afinidades no Facebook com a mesma intenção da oficina, ou seja, descobrir a cidade de Pindamonhangaba. Não entendíamos ao ouvir dos moradores da cidade que aqui “não tem nada para se fazer”, e “que não existem atrativos como nas cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal ou São Luiz do Paraitinga”.
Os espaços virtuais nos surpreenderam e, mais do que isso, surpreenderam até os próprios participantes que descobriram novos lugares, curiosidades e belezas surpreendentes. Conseguimos trazer virtualmente, antigos moradores que se encontram distantes das terras da Princesa do Norte, vindos do exterior inclusive. Conseguimos despertar novamente em seus corações as lembranças e saudades que deixaram por aqui.
Estamos descobrindo Pindamonhangaba e contando uma nova história através da fotografia feitas por pessoas comuns que constroem essa cidade e, agora estará à disposição do resto da população em exposição física, reveladas e expostas, a começar, no edifício da Prefeitura de Pindamonhangaba, das 8h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira, até o fim de março de 2014.
Venha também fazer parte desta história!
Comentários
Postar um comentário