Pular para o conteúdo principal

Premiação do Concurso Fotográfico

Todos os premiados dos Concursos Culturais - Redação, Desenho, Música e Fotografia
Aconteceu oficialmente neste sábado, dia 22 de novembro, o evento comemorativo ao Centenário da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, nas dependências da oficina mecânica da Estradinha.


Para recepcionar a população, convidados, antigos e novos funcionários e, admiradores, a Banda Euterpe, a mais antiga corporação musical do Brasil, apresentou-se mais uma vez.

Dr. Ayrton Camargo e Silva, presidente da Estrada de Ferro, lembrou que neste ano, a EFCJ tornou-se mais uma instituição centenária, assim como a própria Corporação Musical Euterpe (189 anos) e a Santa Casa de Misericórdia (151 anos) e sempre servindo a população da região.

Autoridade do Governo de Estado, representado pelo Chefe de Gabinete do Secretário de Transportes Metropolitanos, o Prefeito de Pindamonhangaba Vito Ardito Lerário, o Diretor Presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão, entre outros representantes fizeram uso da palavra e citaram momentos importantes da EFCJ.

Dr. Ayrton lembrou que nos últimos 4 anos a Estrada de Ferro recebeu investimentos que vem permitindo retomar a admiração dos usuários (que ficou comprometida com o acidente ocorrido em 2012). Instalou sistema de bilhetes eletrônicos, trocou dormentes, restaurou estações importantes em todo trecho do bondinho e aumentou o número de vagões no trem de subúrbio que atende a população rural ao longo do trecho Estação Pindamonhangaba, no centro da cidade, até a Estação Piracuama.

O Prefeito Vito Lerário lembrou de quando era criança e via os trens cortarem a fazenda onde vivia. Pegava sua bicicleta e por muitas vezes apostava corrida contra o trem pedalando forte ao seu lado. O motorneiro à época, pai de João do Pulo, retribuía a brincadeira com um apito.

Premiação e homenagens

A EFCJ premiou os participantes dos concursos culturais promovidos pela Secretaria de Educação e Cultura de Pindamonhangaba nas categorias Desenho e Redação; os vencedores do concurso de Rap coordenado pelo Departamento de Assistência Social, também junto aos alunos da rede de ensino municipal e; os ganhadores do concurso fotográfico promovido pela Fundação Fórmula Cultural.

O resultado dos concursos culturais foram somados a outros documentos produzidos para a ocasião para serem lacrados e guardados na Cápsula do Tempo e serem abertos novamente daqui à 50 anos, em 2064. Um livro comemorativo, relatórios de atividades, carta de autoridades, bilhetes e outros documentos levarão nossa mensagem para o futuro.

A Estrada de Ferro homenageou antigos funcionários que ajudaram a construir boa parte de sua história entregando a miniatura do Bondinho comemorativo ao centenário ao Presidente da Associação dos Aposentados. Mas também foi homenageada. Representantes dos Correios lançaram o Selo e os Bilhetes da Loteria comemorativos ao Centenário fortalecendo a nível nacional a sua importância histórica. Tal reconhecimento foi concebido à partir da iniciativa do Vereador Carlos Moura Magrão (PPS).
Lançamento do Selo Comemorativo e entrega para o acervo
do Museu Histórico e Pedagógico D.Pedro I e Dona Leopoldina

Homenagem aos funcionários mais antigos da Estrada de Ferro Campos do Jordão

Centro de Memória Ferroviária

Na oportunidade, a EFCJ inaugurou o Centro de Memória Ferroviária, que apresenta documentos antigos, ferramentas e outros objetos que foram resgatados das oficinas, gavetas e armários. Um pequeno espaço foi reservado para a exibição de vídeos e filmes que fazem relação às ferrovias. Lá também estarão sendo rodadas as fotos do concurso em prestígio aos participantes que homenagearam a Estradinha.

Inauguração do Centro de Memória Ferroviária

Visite! Um lugar que fará você viajar no tempo!

Confira!

Estação Pindamonhangaba: Rua Martin Cabral, 87 - Centro - Tel. (12) 3644.7417


Corporação Musical Euterpe

Prefeito Vito Ardito Lerário e as alunas vencedoras da categoria Desenho e Redação

Vereador Carlos Moura Magrão e Wilma Claro Cortez vencedora da categoria Conjunto de Fotografia

Nathan Cortez (esq) com um dos grupos de Rap vencedor da categoria Musica


 Mais foto na rede social














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do P...

O Parque Natural do Trabiju

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma Unidade de Conservação com 603,9 alqueires de Mata Atlântica. E, como Unidade de Conservação tem como objetivo básico o de criação, promoção da educação, interpretação ambiental, recreação e o turismo ecológico possibilitando ao visitante conhecer e valorizar os recursos naturais e culturais locais.

Ocas do Parque Natural do Trabiju, a criação e seu criador

Ney Marcondes e a filha Eloisa Marcondes Ney Marcondes, arquiteto e urbanista, desenvolveu o projeto do Parque do Trabiju a convite do prefeito Vito Lerário, onde ocupou a pasta de diretor de planejamento no período 2008 a 2013. A ideia da criação das ocas em seu conceito indigenista para o Parque Natural não poderia ter sido melhor. Nenhum outro parque ou mesmo Unidade de Conservação possui proposta mais adequada à sua origem e história.  Dr. Ney utilizou-se  da arte da arquitetura para concretizar sua ideia e dar-lhe identidade própria. Assim como a fotografia, a arquitetura é parte do rol das artes visuais e como tal exige do artista/profissional a mesma sensibilidade para iniciar qualquer trabalho.