Pular para o conteúdo principal

Calendário Olhos de Pindamonhangaba Finalistas

 

A Fundação Fórmula Cultural através do Projeto Fotográfico Olhos de Pindamonhangaba, anuncia as 12 fotos finalistas que farão parte do primeiro Calendário Virtual do projeto.

Foto Zui Azeredo
A pandemia do COVID-19 ao longo de 2020, fez com que a gente estimulasse o resgate de imagens já publicadas e outras novas que inspiraram os participantes. Assim nasceu a ideia do Calendário 2021 só com imagens de nossos fotógrafos em sua maioria amadores, amantes e jovens talentos da fotografia da cidade de Pindamonhangaba.

A ação foi contemplada ainda com a contribuição de outros membros colaboradores, também envolvidos com a fotografia, cada um em seu universo tais como fotógrafos profissionais de eventos, jornalísticos, caçadores de imagens e, personalidades de grande saber da cultura e história da cidade.  Foram eles que nortearam as melhores escolhas inicialmente de modo que trouxesse um pouco da técnica, estética e da identidade da cidade inspiradora da ação.

Várias fotos foram pré-selecionadas por mais de um jurado o que acabou reduzindo de 30 para 24 na fase de pré-seleção, o que se confirmou na preferência dos membros votantes.

Assim chegamos ao resultado da escolha pelos membros do Grupo, em ordem decrescente de votação, finalizadas no dia 11/01/2021:

As 12 fotos abaixo finalistas estão expostas no Álbum Calendário Olhos de Pindamonhangaba Finalistas neste link  para download.

1) Estação Eugênio Lefèvre - 291 reações - Autora Patrícia Moraes

2) Igreja de Santa Rita - 212 reações - Autor Lauro Akiyama

3) Praça Monsenhor Natal vista chafariz - 135 reações - Autor Lauro Akiyama

4) Lago Hare Krishna - 127 reações - Autora Ana Flavia Alves

5) Igreja Salesianos - 119 reações - Autor Eduardo Carvalho

6) Vista São José dos Alpes - 109 reações - Autor Olaci Barbos

7) Templo Hare Krishna - 88 reações - Autora Ana Flavia Alves

8) Janela do Museu - 83 reações - Autor Eduardo Carvalho

9) Chuva Praça Monsenhor Marcondes -  81 reações - Autora Marcia de Fátima Miranda

10 Igreja Matriz do Bonsucesso - 81 reações - Autora Marcia de Fátima Miranda

11) Porteira e flamboaiã - 74 reações - Autor Zui Azeredo

12) Bosque da Princesa - 68 reações - Eduardo Carvalho

E na composição das fotos X meses, os jurados estabeleceram a seguinte ordem:

Janeiro - Porteira e flamboaiã - Zui Azeredo

Fevereiro - Igreja Salesianos - Eduardo Carvalho

Março - Chuva Praça Monsenhor Marcondes - Marcia de Fátima Miranda

Abril - Bosque da Princesa - Eduardo Marcondes

Maio - Igreja de Santa Rita - Lauro Akiyama

Junho - Vista São José dos Alpes - Vista São José dos Alpes

Julho - Estação Lefevre - Autora Patricia Morae

Agosto - Templo Hare Krishna - Autora Ana Flavia Alves

Setembro - Igreja Matriz Bonsucesso - Autora Marcia de Fátima Miranda

Outubro - Janela Museu - Eduardo Carvalho

Novembro - Lago Hare Krishna - Ana Flavia Alves

Dezembro - Praça Monsenhor Natal vista chafariz - Lauro Akiyama

A cada virada de mês, faremos o upload da foto vencedora montada em sua arte, mês de referência e com as legendas do autor e da inspiração do nosso grupo moderador.

As fotos escolhidas pelo nosso jurado e votadas pelos membros do Grupo, ficarão à disposição para download dos membros para uso exclusivo e sem fins comerciais, para ilustrar as telas de fundo e/ou proteção dos seus celulares e computadores pessoais de mesa.

As demais ficaram classificadas da seguinte forma:

13) Vista Vila Suiça - 64 reações - Alessandra Braz

14) Museu visão noturna - 64 reações - Wesley Santos

15) Casas que contam história - 63 reações - Eduardo Carvalho

16) Cachoeira dos Búfalos - 59 reações - Victor Matheus

17) Bosque Hare Krishna -59 reações - Ana Flavia Alves

18) Pico do Itapeva vista lunar - 54 reações - Ellen Daniel Cruz

19) Árvore de nuvens - 51 reações - Alexandre Sanches

20) Vendedora de doces - 51 reações - Eduardo Carvaho

21) Rio Paraíba do Sul - 51 reações - Orlando Antunes Filho

22) Bondinho EFCJ - 40 reações - Alexandre Sanches

23) Praça Monsenhor Natal vista superior - 30 reações - Maria Aparecida M S Bui

24) Pico do Itapeva vegetação - 28 reações - Ellen Daniel Cruz 

De modo geral confirmou-se a percepção de que os fotógrafos moradores descobriram a cidade por um novo ângulo antes jamais explorado até mesmo por fotógrafos profissionais. 

A exemplo da foto mais votada no concurso, a da Estação Eugênio Lefèvre resgata a importância do local em sua beleza cênica, em seu conceito histórico e até geográfico.  As cores e luzes, tanto noturnas como as iluminadas naturalmente pelo sol e pelas sombras se destacaram na composição estética como na Igreja Salesianos, nas casinhas coloridas e da vendedora de doces.  A natureza marcou presença no registro do Rio Paraíba do Sul, das montanhas e cachoeiras de Pindamonhangaba e os monumentos históricos mais admirados da cidade não foram esquecidos nesta coleção.


Mais sobre a proposta do Concurso Calendário Olhos de Pindamonhangaba 2021 estão lá no nosso Blog

Esta é uma iniciativa da Fundação Fórmula Cultural com a colaboração dos fotógrafos participantes e doação das imagens para a presente ação para a valorização da identidade e cultura da cidade de Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo.

Continue conosco nestes constantes registros de uma Pindamonhangaba que a cada ano que passa, se descobre não mais antiga, mas sim, cada vez mais nova!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do P...

O Parque Natural do Trabiju

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma Unidade de Conservação com 603,9 alqueires de Mata Atlântica. E, como Unidade de Conservação tem como objetivo básico o de criação, promoção da educação, interpretação ambiental, recreação e o turismo ecológico possibilitando ao visitante conhecer e valorizar os recursos naturais e culturais locais.

Ocas do Parque Natural do Trabiju, a criação e seu criador

Ney Marcondes e a filha Eloisa Marcondes Ney Marcondes, arquiteto e urbanista, desenvolveu o projeto do Parque do Trabiju a convite do prefeito Vito Lerário, onde ocupou a pasta de diretor de planejamento no período 2008 a 2013. A ideia da criação das ocas em seu conceito indigenista para o Parque Natural não poderia ter sido melhor. Nenhum outro parque ou mesmo Unidade de Conservação possui proposta mais adequada à sua origem e história.  Dr. Ney utilizou-se  da arte da arquitetura para concretizar sua ideia e dar-lhe identidade própria. Assim como a fotografia, a arquitetura é parte do rol das artes visuais e como tal exige do artista/profissional a mesma sensibilidade para iniciar qualquer trabalho.