Pular para o conteúdo principal

Calendário Olhos de Pindamonhangaba Fevereiro 2021



Versão desktop


O registro do Eduardo Carvalho, que tem a fotografia como um agradável hobby, nos inspirou a celebrar o carnaval que não teremos em 2021...

A explosão de cores da foto, comum na festividade mais celebrada pelo Brasil, também se fez presente no registro o que fez a gente resgatar a relação da festividade com a religião.  

Os primeiros registros teriam sido encontrados em pinturas gregas de figuras mascaradas, desfilando em procissão ao som de músicas em honra do deus Dionísio, com fantasias e alegorias, no século XV antes de Cristo.

Outros registros demonstram a intenção destes ritos redimirem as faltas cometidas e pedir a fecundidade da terra para o ano. A denúncia das culpas tornava-se algo teatral, o que motivava o uso de máscaras, fantasias e cortejos. Com o surgimento do Cristianismo, as festas então consideradas "pagãs e profanas" foram sendo substituídas por solenidades cristãs.

E ter a presença da Igreja Salesianos Pinda, no Liceu Coração de Jesus, neste registro à partir do ambiente do Lar de Assistência Irmã Terezinha, sem dúvida nos desperta para a reflexão.

Em ano de pandemia, ficamos privados da alegria sem limites e nos recolhemos numa continua proteção e respeito ao próximo e a nós mesmos. 

E pra vocês, qual significado terá o "carnaval de 2021"?

Foto: Eduardo de Carvalho - "Clicar é emprestar a excencia do ´Belo´ e devolver aos mais diferentes olhares o prazer de compartilhar daquilo que faz com que percebam ser parte. Por isso sigo clicando.  A oportunidade é única de imortalizar aquele momento que só você esta percebendo, busca ângulo, luz, sombra e enfim o clique. E de repente, sai esta imagem, simples, colorida e que agrada olhares." 

Para download

Versão celular

























Mais sobre o Calendário Olhos de Pindamonhangaba 2021




A cada virada de mês, faremos o upload da foto vencedora montada em sua arte, mês de referência e com as legendas do autor e da inspiração do nosso grupo moderador.  As fotos escolhidas pelo nosso jurado e votadas pelos membros do Grupo Facebook ficarão à disposição para download para ilustrar as telas de fundo e/ou proteção dos seus celulares e computadores pessoais dos membros do Grupo Público Facebook Olhos de Pindamonhangaba .

Esta é uma iniciativa da Fundação Fórmula Cultural com a colaboração dos fotógrafos participantes e doação das imagens para a presente ação para a valorização da identidade e cultura da cidade de Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo.  Uso exclusivo para esta referida ação cultural.  O uso indevido das imagens sem autorização de seu autores estão sujeitas a ações pertinentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do P...

O Parque Natural do Trabiju

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma Unidade de Conservação com 603,9 alqueires de Mata Atlântica. E, como Unidade de Conservação tem como objetivo básico o de criação, promoção da educação, interpretação ambiental, recreação e o turismo ecológico possibilitando ao visitante conhecer e valorizar os recursos naturais e culturais locais.

Ocas do Parque Natural do Trabiju, a criação e seu criador

Ney Marcondes e a filha Eloisa Marcondes Ney Marcondes, arquiteto e urbanista, desenvolveu o projeto do Parque do Trabiju a convite do prefeito Vito Lerário, onde ocupou a pasta de diretor de planejamento no período 2008 a 2013. A ideia da criação das ocas em seu conceito indigenista para o Parque Natural não poderia ter sido melhor. Nenhum outro parque ou mesmo Unidade de Conservação possui proposta mais adequada à sua origem e história.  Dr. Ney utilizou-se  da arte da arquitetura para concretizar sua ideia e dar-lhe identidade própria. Assim como a fotografia, a arquitetura é parte do rol das artes visuais e como tal exige do artista/profissional a mesma sensibilidade para iniciar qualquer trabalho.