Pular para o conteúdo principal

Pindamonhangaba resgata sua auto-estima e se revela aos olhos do Vale do Paraíba

Vista da Serra da Mantiqueira no Bairro das Oliveiras.

Desde que a iniciativa Olhos de Pindamonhangaba tomou vida lá em 2013, não parou de tomar força e reconhecimento.


Nos próximos dias deve ultrapassar os 13.500 membros - hoje em 13.459 - no Grupo Aberto de afinidades da rede social Facebook.

E, não é a quantidade de membros que valoriza este espaço, mas sim, a qualidade!

O grupo reúne o mais diverso perfil daqueles que tem o celular como uma importante ferramenta de comunicação e entretenimento. Reúne desde adolescentes a amigos da melhor idade e de todos o níveis sociais, com um único princípio em suas ações de interatividade: o de compartilhar a admiração por Pindamonhangaba em todos seus níveis. Desde o cantinho do quintal do internauta, onde numa manhã descobriu uma nova flor desabrochando, até o espaço cósmico onde a lua e sol brilham aos olhos do planeta. Passa ainda por rios, lagos, fauna e flora, praças, monumentos, acontecimentos culturais e festividades que fervem pelos quatro cantos da cidade e terminam por pipocar no Grupo Facebook.

O grupo já proporcionou 5 ações culturais que tiveram a fotografia como instrumento de expressão que abordou os mais diversos temas. 

A Comunidade Cerâmica em 2013; os 100 anos da Estrada de Ferro Campos do Jordão e o Parque Reino das Águas Claras em 2014; O Parque Natural do Trabiju e as cachoeiras do Pesqueiro Serra Azul, ambos em 2016, puderam proporcionar não somente o prazer de fotografar mas também o de desfrutar e ter acesso às nossas culturas, histórias e recursos naturais. Desenvolvimento e preservação ambiental hoje andam lado a lado e a fotografia vem sendo o mecanismo de registro, resgate, valorização e reconhecimento da auto-estima de Pindamonhangaba.

E desse movimento todo, fotógrafos começam a despertar seus talentos e iniciativas para suas ações.  Dentre muitos outros, Beto Salgado deixou seu convite para o Grupo para a exposição Natureza, que, com o mesma essência de Olhos de Pindamonhangaba, também tem a intenção de ressaltar as belezas naturais de Pindamonhangaba, muitas vezes desconhecida pelos próprios moradores da cidade, mostrando o que a cidade tem de mais rico e belo. Beto Salgado é fotógrafo de casamento, mas explora diversos projetos pessoais em outras áreas como Natureza e Fotografia de Rua voltados para desenvolvimento da cultura e da história.  Beto Salgado, é fotógrafo de profissão, nascido em 1982 na querida Pindamonhangaba. Cresceu encantado pela fotografia, buscou se aprimorar na arte trabalhando com diversos fotógrafos de renome, morou em São Paulo por 10 anos e experimentou diversas áreas da fotografia como a publicidade, moda e social.  Agora, de volta a sua cidade natal, dedica-se a perseguir fotografias verdadeiras, emprestando seu olhar para contar histórias de pessoas reais e suas lindas expressões de vida.

Confira algumas imagens de Beto Salgado:

Arvores comuns do Bairro das Oliveiras.
Cachoeira do Búfalos no Bairro das Oliveiras.

A exposição está no Crepe das Artes e ficará até o dia 26/08/2016 das 10h00 às 18h00 na Rua dos Andradas, 216, Centro e depois segue para o Saguão da Prefeitura durante todo mês de setembro, à partir do dia 01/09/2016, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

Prestigie e compartilhe conosco este passeio!







Comentários

  1. Lindas imagens, difícil escolher qual a mais linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Giovana Guedão! Lindas de encher os olhos, não é mesmo?
      Abraço carinhoso

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do Paraí

O Parque Natural do Trabiju

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma Unidade de Conservação com 603,9 alqueires de Mata Atlântica. E, como Unidade de Conservação tem como objetivo básico o de criação, promoção da educação, interpretação ambiental, recreação e o turismo ecológico possibilitando ao visitante conhecer e valorizar os recursos naturais e culturais locais.