Pular para o conteúdo principal

Oficinas

Objetivo: Mostrar o olhar simples do indivíduo e introduzi-lo nos princípios básicos da arte com profissionais voluntários da região e com um dos aparelhos que se tornou parte do seu dia-a-dia e certamente, de primeira necessidade: os celulares;
Despertar uma nova visão e conceito do nosso dia-a-dia que muitas vezes passam despercebidos diante de nossos olhos;
Incentivar a arte da fotografia, reconhecer novos talentos e o fomentar as diversas formas de expressão artística e;
Descobrir novos lugares e olhares das nossas cidades.

Público: Crianças, jovens e adultos de Pindamonhangaba e cidades vizinhas do Vale do Paraíba.

Ferramenta: Fotografia

Formato: Oficina

Material: Slides

Prática: Registro de fotos em campo

Educadores – Profissionais de comunicação como fotógrafos, cinegrafistas, diretores de fotografia, estudantes de comunicação e artes e/ou qualquer amante que tem a fotografia como hobby,  todos voluntários conhecedores das técnicas e princípios básicos da fotografia.

Avaliação – Registros expostos neste portal web site e redes sociais demonstrando a evolução da percepção, visão criativa após a oficina, nível de entendimento, assimilação da informação e detectar o ponto de vista de cada participante.

Oficina

Durante 1:00 a 2:00 horas é ministrado a oficina com os princípios da técnica fotográfica tais como:
  • Enquadramento
  • Luzes
  • Elementos na fotografia
  • Foco
  • Profundidade de campo
  • Distância/zoom
  • Entre outros ensinamentos
Local e Tema

Diversos

Montagem das fotos - As imagens dos participantes são capturadas e separadas por aluno e montadas para exposição.

Exposição - As imagens são expostas neste portal web site para apreciação do público. As melhores fotos consideradas pelos educadores serão impressas em papel fotográfico em tamanho 18 x 25 cm e são expostas em diversos espaços físicos da cidade tais como Prefeitura, Museu, Câmara, Bosque da Princesa entre outros espaços culturais.

Premiação (diversos)

  • Brindes
  • Certificados de participação
  • Passeios a lugares que proporcione lazer, entretenimento e bem-estar aos participantes


Estrutura física e equipe 
  • Estações de computador para baixar fotos
  • Acesso à internet.
  • Voluntários com conhecimento em recursos audiovisuais para auxílio na seleção, tratamento, identificação das fotos e upload nos espaços virtuais. 
Reconhecimentos - Emissão de Certificados aos voluntários participantes e apoiadores do projeto



Apoie o projeto e faça parte dessa história!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do Paraí

O Parque Natural do Trabiju

O Parque Natural Municipal do Trabiju é uma Unidade de Conservação com 603,9 alqueires de Mata Atlântica. E, como Unidade de Conservação tem como objetivo básico o de criação, promoção da educação, interpretação ambiental, recreação e o turismo ecológico possibilitando ao visitante conhecer e valorizar os recursos naturais e culturais locais.

Pindamonhangaba resgata sua auto-estima e se revela aos olhos do Vale do Paraíba

Vista da Serra da Mantiqueira no Bairro das Oliveiras. Desde que a iniciativa Olhos de Pindamonhangaba tomou vida lá em 2013, não parou de tomar força e reconhecimento. Nos próximos dias deve ultrapassar os 13.500 membros - hoje em 13.459 - no Grupo Aberto de afinidades da rede social Facebook . E, não é a quantidade de membros que valoriza este espaço, mas sim, a qualidade!