Pular para o conteúdo principal

I Oficina de Fotografia com celular - Bairro Cerâmica

Fotógrafo Maurício Campello com as crianças da Oficina e foto por João Ribio Vinci Junior
Promovemos em meados de Janeiro deste ano a I Oficina de Fotografia do projeto "Olhos de Pindamonhangaba" aqui na comunidade rural da Cerâmica. Com a presença de tantas crianças com celulares na mão, achamos que foi mais uma VIVÊNCIA do que oficina, propriamente dita. Todos nós aprendemos!
A oficina reuniu numa manhã de domingo ensolarado, entre voluntários e alunos, quase 40 participantes da comunidade. Um dos públicos mais diversificados que encontramos. Haviam desde crianças de três anos, como nosso amiguinho João Pedro, até a D.Dorinha, com mais de 60, que nos providenciou bolos deliciosos para o café da manhã.

Servimos bolo de fubá, de banana, rosquinhas de coco, biscoitinhos e, além de sucos industrializados, fizemos questão de termos os sucos naturais de acerola do quintal da Renata, moradora da Comunidade e, de maracujá do amigo da entidade, o Antonio olericultor (produtor de hortaliças). Servimos ainda café, pães e frios; leite do criador Carlos, vizinho da comunidade e; bananas doadas pelo produtor da fruta o Sr. João Emidio, do bairro dos Oliveiras.
Café da manhã - Foto: Isac
A falta de aparelhos celulares não foi problema. Reunidos em pequenos grupos, todos tiveram oportunidade de registrar fotos do local, dos coleguinhas, da mamãe, do bondinho da EFCJ, do Paraíba, da manga retirada do pé e; até dos animais de estimação (mesmo que fosse somente uma parte dele!). Tiveram fotos, ainda, do nariz do Luiz Fernando, 12; e de perna e barriga de algum tio!

Não faltaram elementos para a fotografia, pois até os educadores voluntários serviram de inspiração e teste para os primeiros registros. Um clique, dois cliques...e lá estava a evolução da foto e do olho, agora mais apurado.


Depois de muitos e muitos cliques, a equipe de voluntários rodeados por olhos curiosos e satisfeitos, realizou o download das imagens para a seleção das cinco mais legais que foram premiados com brindes. Dentre eles, o educador físico e fotógrafo, João Ribio Vinci Junior presentou-nos com um de seus quadros que acabou por contemplar a mais bela imagem do grupo, o do Matheus Vinicius da Silva, de 12 anos.
Além da contribuição de João, recebemos ainda o apoio e conhecimentos dos amigos David Ferreira, jornalista e cinegrafista e, também do fotógrafo Maurício Campello. A atividade teve apoio da loja de informática Ponto Com, da ACIP - Associação Comercial e Industrial de Pindamonhagaba e das Diretorias de Cultura e Ação Social do município, esta última representada pela Diretora Conceição Bispo.
David Ferreira comenta "Gostei da iniciativa do meu grupo! No caso a câmera que estava com o Isac acabou a bateria...e ele ficou um pouco triste. rsrs ...Porque estava gostando do ´negócio´. rs"

Na oportunidade, aproveitamos para efetuar a entrega do computador doado para o Projeto Cerâmica, por parceiro que preferiu não se identificar, para mais uma iniciativa da entidade: a inserção digital na comunidade.

Olhos de Pindamonhangaba descobrindo a cidade e, novos talentos! E, por incrível que pareça: novinhos mesmo!



1o. Colocado - Matheus Vinícius da Silva - 12 anos
1o. Colocado - Matheus Vinícius da Silva - 12 anos

2o. Colocado - Isac - 32 anos

2o. Colocado - Isac - 32 anos

3o. Colocada - Gislaine da Silva Mello - 11 anos

3o. Colocada - Gislaine da Silva Mello - 11 anos

4o. Colocada - Melissa Giovana -  9 anos

4o. Colocada - Melissa Giovana -  9 anos

5o. Colocada - Samira - 10 anos

5o. Colocada - Samira - 10 anos

























Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do P...

O jovem talento, Alexandre Almeida

Aí a gente bateu um papo com Alexandre Almeida , 21 anos, fotógrafo e autor de uma das imagens mais admiradas em nosso Grupo Aberto da rede social Facebook, o Olhos de Pindamonhangaba . Foram quase 1000 likes e mais de 330 compartilhamentos dos membros do Grupo. Saiba um pouco mais sobre esse mocinho, tímido, sorridente e cheio de talento! OP: Quando o gosto pela fotografia despertou em você? AA: Fazem 6 anos, quando ganhei meu primeiro celular!  Achei uma forma de eternizar minhas experiências, principalmente com as de natureza onde moro. OP: E o da gastronomia? AA: A gastronomia foi um curso técnico que fiz na Etec. Gosto muito de cozinhar, tive a curiosidade de conhecer e aprender essa arte há 3 anos atrás.  Trabalhei um pouco na área, mas não mantive empenho... Acabei que não evoluindo mais, entretanto, agora preparo inteiramente as comidas em casa. OP: O que te faz escolher "aquela" imagem para registrá-la? AA: Escolher aquela imagem foi um pouco...

Pindamonhangaba resgata sua auto-estima e se revela aos olhos do Vale do Paraíba

Vista da Serra da Mantiqueira no Bairro das Oliveiras. Desde que a iniciativa Olhos de Pindamonhangaba tomou vida lá em 2013, não parou de tomar força e reconhecimento. Nos próximos dias deve ultrapassar os 13.500 membros - hoje em 13.459 - no Grupo Aberto de afinidades da rede social Facebook . E, não é a quantidade de membros que valoriza este espaço, mas sim, a qualidade!