Pular para o conteúdo principal

I EXPOSIÇÃO DE FOTOS À PARTIR DE CELULARES DA COMUNIDADE CERÂMICA

Foram mais de 480 fotos tiradas com celulares em menos de 30 minutos explorando o bairro com os jovens da comunidade rural da Cerâmica.

Foi uma dura tarefa escolher apenas dezessete imagens que coubessem no espaço da Prefeitura.

Analisando todas as fotos, em cada detalhe e lembrando de cada integrante que a registrou tornou a tarefa ainda mais difícil pois cada uma contava uma história. Com aparelhos celulares compartilhados entre os participantes, todos foram capazes de mostrar onde seus olhos enxergavam.  O que era para ser uma oficina, acabou por se tornar um momento de descontração, de descobertas e de surpresas.

 Montamos cronograma de atividades, telas com regras básicas de fotografia e quase simulamos a oficina antes de a ministrarmos. Mas, quase nada disso foi preciso.  Os participantes utilizaram o que de mais apurados eles possuíam, a sensibilidade e a fome de explorar.

Lançamos então este Blog e um Grupo de afinidades no Facebook com a mesma intenção da oficina, ou seja, descobrir a cidade de Pindamonhangaba. Não entendíamos ao ouvir dos moradores da cidade que aqui “não tem nada para se fazer”, e “que não existem atrativos como nas cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal ou São Luiz do Paraitinga”.

Os espaços virtuais nos surpreenderam e, mais do que isso, surpreenderam até os próprios participantes que descobriram novos lugares, curiosidades e belezas surpreendentes.  Conseguimos trazer virtualmente, antigos moradores que se encontram distantes das terras da Princesa do Norte, vindos do exterior inclusive. Conseguimos despertar novamente em seus corações as lembranças e saudades que deixaram por aqui.

Estamos descobrindo Pindamonhangaba e contando uma nova história através da fotografia feitas por pessoas comuns que constroem essa cidade e, agora estará à disposição do resto da população em exposição física, reveladas e expostas, a começar, no edifício da Prefeitura de Pindamonhangaba, das 8h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira, até o fim de março de 2014.

 Venha também fazer parte desta história!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do P...

O jovem talento, Alexandre Almeida

Aí a gente bateu um papo com Alexandre Almeida , 21 anos, fotógrafo e autor de uma das imagens mais admiradas em nosso Grupo Aberto da rede social Facebook, o Olhos de Pindamonhangaba . Foram quase 1000 likes e mais de 330 compartilhamentos dos membros do Grupo. Saiba um pouco mais sobre esse mocinho, tímido, sorridente e cheio de talento! OP: Quando o gosto pela fotografia despertou em você? AA: Fazem 6 anos, quando ganhei meu primeiro celular!  Achei uma forma de eternizar minhas experiências, principalmente com as de natureza onde moro. OP: E o da gastronomia? AA: A gastronomia foi um curso técnico que fiz na Etec. Gosto muito de cozinhar, tive a curiosidade de conhecer e aprender essa arte há 3 anos atrás.  Trabalhei um pouco na área, mas não mantive empenho... Acabei que não evoluindo mais, entretanto, agora preparo inteiramente as comidas em casa. OP: O que te faz escolher "aquela" imagem para registrá-la? AA: Escolher aquela imagem foi um pouco...

Pindamonhangaba resgata sua auto-estima e se revela aos olhos do Vale do Paraíba

Vista da Serra da Mantiqueira no Bairro das Oliveiras. Desde que a iniciativa Olhos de Pindamonhangaba tomou vida lá em 2013, não parou de tomar força e reconhecimento. Nos próximos dias deve ultrapassar os 13.500 membros - hoje em 13.459 - no Grupo Aberto de afinidades da rede social Facebook . E, não é a quantidade de membros que valoriza este espaço, mas sim, a qualidade!