Pular para o conteúdo principal

Calendário Olhos de Pindamonhangaba Fevereiro 2021



Versão desktop


O registro do Eduardo Carvalho, que tem a fotografia como um agradável hobby, nos inspirou a celebrar o carnaval que não teremos em 2021...

A explosão de cores da foto, comum na festividade mais celebrada pelo Brasil, também se fez presente no registro o que fez a gente resgatar a relação da festividade com a religião.  

Os primeiros registros teriam sido encontrados em pinturas gregas de figuras mascaradas, desfilando em procissão ao som de músicas em honra do deus Dionísio, com fantasias e alegorias, no século XV antes de Cristo.

Outros registros demonstram a intenção destes ritos redimirem as faltas cometidas e pedir a fecundidade da terra para o ano. A denúncia das culpas tornava-se algo teatral, o que motivava o uso de máscaras, fantasias e cortejos. Com o surgimento do Cristianismo, as festas então consideradas "pagãs e profanas" foram sendo substituídas por solenidades cristãs.

E ter a presença da Igreja Salesianos Pinda, no Liceu Coração de Jesus, neste registro à partir do ambiente do Lar de Assistência Irmã Terezinha, sem dúvida nos desperta para a reflexão.

Em ano de pandemia, ficamos privados da alegria sem limites e nos recolhemos numa continua proteção e respeito ao próximo e a nós mesmos. 

E pra vocês, qual significado terá o "carnaval de 2021"?

Foto: Eduardo de Carvalho - "Clicar é emprestar a excencia do ´Belo´ e devolver aos mais diferentes olhares o prazer de compartilhar daquilo que faz com que percebam ser parte. Por isso sigo clicando.  A oportunidade é única de imortalizar aquele momento que só você esta percebendo, busca ângulo, luz, sombra e enfim o clique. E de repente, sai esta imagem, simples, colorida e que agrada olhares." 

Para download

Versão celular

























Mais sobre o Calendário Olhos de Pindamonhangaba 2021




A cada virada de mês, faremos o upload da foto vencedora montada em sua arte, mês de referência e com as legendas do autor e da inspiração do nosso grupo moderador.  As fotos escolhidas pelo nosso jurado e votadas pelos membros do Grupo Facebook ficarão à disposição para download para ilustrar as telas de fundo e/ou proteção dos seus celulares e computadores pessoais dos membros do Grupo Público Facebook Olhos de Pindamonhangaba .

Esta é uma iniciativa da Fundação Fórmula Cultural com a colaboração dos fotógrafos participantes e doação das imagens para a presente ação para a valorização da identidade e cultura da cidade de Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo.  Uso exclusivo para esta referida ação cultural.  O uso indevido das imagens sem autorização de seu autores estão sujeitas a ações pertinentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palacete 10 de Julho é a nossa Capa de Olhos de Pindamonhangaba

Foto: Lauro Akiyama A foto de Lauro Akiyama, foi a mais votada dentre as que registraram o Palacete 10 de Julho, antiga sede da Prefeitura da cidade, para ilustrar nosso  Grupo Aberto na rede social Facebook , durante o mês de Abril de 2018. Desde fevereiro, os membros do grupo vem interagindo e escolhendo as fotos mais notáveis para representar a cidade junto aos mais de 20 mil membros do espaço virtual. O Palácio 10 de Julho, construído em Pindamonhangaba em 1870, é um notável exemplar da arquitetura residencial da aristocracia cafeeira do Vale do Paraíba. Restaurada durante 7 anos, em 2014 foi inaugurado como um novo espaço cultural da cidade o que ampliou o acesso da população ao Palacete e estabeleceu o desenvolvimento de atividades compatíves com a importância histórica de um bem tombado. Arquitetura eclética “Enquanto a influência inglesa estava ligada às construções das ferrovias, a francesa foi a que predominou na arquitetura dos ricos casarões do Vale do P...

O jovem talento, Alexandre Almeida

Aí a gente bateu um papo com Alexandre Almeida , 21 anos, fotógrafo e autor de uma das imagens mais admiradas em nosso Grupo Aberto da rede social Facebook, o Olhos de Pindamonhangaba . Foram quase 1000 likes e mais de 330 compartilhamentos dos membros do Grupo. Saiba um pouco mais sobre esse mocinho, tímido, sorridente e cheio de talento! OP: Quando o gosto pela fotografia despertou em você? AA: Fazem 6 anos, quando ganhei meu primeiro celular!  Achei uma forma de eternizar minhas experiências, principalmente com as de natureza onde moro. OP: E o da gastronomia? AA: A gastronomia foi um curso técnico que fiz na Etec. Gosto muito de cozinhar, tive a curiosidade de conhecer e aprender essa arte há 3 anos atrás.  Trabalhei um pouco na área, mas não mantive empenho... Acabei que não evoluindo mais, entretanto, agora preparo inteiramente as comidas em casa. OP: O que te faz escolher "aquela" imagem para registrá-la? AA: Escolher aquela imagem foi um pouco...

Pindamonhangaba resgata sua auto-estima e se revela aos olhos do Vale do Paraíba

Vista da Serra da Mantiqueira no Bairro das Oliveiras. Desde que a iniciativa Olhos de Pindamonhangaba tomou vida lá em 2013, não parou de tomar força e reconhecimento. Nos próximos dias deve ultrapassar os 13.500 membros - hoje em 13.459 - no Grupo Aberto de afinidades da rede social Facebook . E, não é a quantidade de membros que valoriza este espaço, mas sim, a qualidade!